segunda-feira, julho 31, 2006

DEZ MÉTODOS PARA CALCULAR COM UM BARÓMETRO A ALTURA DE UM EDIFÍCIO:


1. Solução clássica. Use o barómetro para medir a pressão atmosférica no solo e no alto do edifício. A altura do edifício é igual à diferença de pressões, dividida pela densidade do ar e pela pressão atmosférica.

2. Deixe cair o barómetro desde o topo do edifício e conte o temo que decorre até ele se esmigalhar no chão. Depois, usando a fórmula clássica para determinar a distância percorrida por um objecto em queda, calcule a altura do edifício.


3. Ate o barómetro a um cordel e deixe-o descer até tocar o chão. Recolha o cordel e meça-o.

4. Ate o barómetro a um cordel e deixe-o descer até tocar no chão. Deixe-o oscilar livremente como um pêndulo a partir da frequência da oscilação.


5. Se o dia estiver ensolarado, meça o comprimento da sombra do edifício e a do barómetro. De seguida, veja a altura do barómetro e aplique a regra de três simples.

6. Use o barómetro para marcar a posição da sombra do edifício. Meça quanto ela se moveu em dez minutos. Conhecendo a latitude do local e a data, use um almanaque astronómico para calcular a altura do edifício.


7. Meça o barómetro e suba pelas escadas exteriores até ao topo, enquanto utiliza o barómetro como régua.

8. Coloque o barómetro na beira do topo do edifício e sirva-se dele para reflectir um raio lazer enviado do solo. Tome nota do tempo que ele leva a regressar e multiplique pela velocidade da luz.


9. Provoque uma explosão no telhado e cronometre o tempo que o som leva a chegar ao solo, usando o barómetro para detectar a mudança de pressão causada pela onda de choque.

10. A mais fácil. Procure o dono do edifício e diga-lhe assim: “ Se me revelar a altura do edifício, ofereço-lhe um barómetro!”
adopt your own virtual pet!