sexta-feira, setembro 29, 2006

saudades

Será possível sentirmos a falta de alguém que não conhecemos? Sentirmos saudades reais de um desconhecido? Será possível sentirmos remorsos por nunca termos conhecido essa pessoa?
Sinto saudades de uma pessoa que nunca conheci. Nunca a soube, não mais do que o seu nome, o seu aspecto físico, os traços mais marcantes da sua personalidade. Nunca soube qual era a sua comida preferida. Nem a cor preferida. Nem o que costumava fazer quando os ponteiros, pela sua perguiça, o permitiam. Nunca falamos sobre livros, sobre a vida, sobre nós. Não partilhamos mais do que momentos em que o meu português inocente se diluia no seu discurso mascarado de venesuelano. Não partilhamos mais do que olhares cúmplices de quem diz 'obrigado por estares aqui, sejas tu quem fores'. E, no entanto, mais de dez anos passados, ainda me doi a sua ausência. Lembro-me que os seus olhos eram azuis, de uma tonalidade rara raiada de cinzento e verde. Lembro-me de o ter reencontrado, com o seu semblante sério e desconfiado, uma vez ou outra durante estes anos. Hoje reencontrei-o... Sei que não são os mesmos olhos, não é o mesmo semblante. São apenas pessoas parecidas em ténues traços, mas que mo trazem tão perto... Às vezes sonho que poderíamos ter sido amigos. Muito amigos, daqueles que ficam para a vida toda como se cada dia fosse especial por isso. Às vezes sonho com as conversas que não chegamos a ter, e faço de conta que ele me responde. Talvez me responda, do sítio onde está. Talvez eu o saiba, mas não o queira admitir. Às vezes sonho com o dia em que ele foi para casa mais cedo, o último dia em que o vi em presença. Camisola azul escura, calças de ganga. Dia de sol. Sinto saudades. Não sei porquê, foi uma pessoa cuja vida me marcou de maneiras que eu não posso nem imaginar, porque me parecem surreais demais para que lhes dê crédito. Mas às vezes ainda sinto profundas saudades.Talvez, mesmo sem falarmos, fossemos amigos. Talvez no sítio onde está sinta também a minha falta, e sinta saudades dos diálogos adiados. Gostava de lhe ter dito muitas coisas. Gostava de ter tido a oportunidade de partilhar.Tenho saudades.
adopt your own virtual pet!